segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CONGRESSO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Acontecerá nos período de 26 a 28 de novembro o Congresso de Língua Portuguesa, na UFPA. Na programação, terá conferências, mesa redonda, minicursos e palestras. Dentre os palestrantes e convidados estão Prof. Dr. Percival Leme de Brito (UNISO)E Prof. Dr. Kilpatrick Muller Bernardo Campelo (Un. Piauí), além da presença do poeta Thiago de Melo.
As comunicações orais acontecerão no dia 27/11, de 10h às 11h.
Segue abaixo o resumo do meu trabalho:
POLIFONIA NO HIPERTEXTO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA


O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância de se trabalhar com o hipertexto, em ambiente escolar, no desenvolvimento de trabalhos voltados para a leitura, a partir de uma concepção de língua como lugar de interação; visto que a situação da leitura é amplamente discutida pelos estudiosos da linguagem, assim como também, é objeto de grande preocupação no que se refere à maneira como torná-la mais prazerosa e atrativa, especialmente no âmbito educacional. O desenvolvimento de leitores críticos, capazes de ler qualquer texto e de desenvolver leituras produtivas, é um desafio que se apresenta ao profissional de Letras. Entende-se, para tanto, a necessidade de se criar novas formas de trabalhar com o texto, a fim de alterar a lamentável realidade de indivíduos que não encontram prazer na atividade da leitura, contribuindo na formação de leitores mais críticos e conscientes. Na pesquisa bibliográfica desenvolvida, foi analisado um hipertexto eletrônico, com uma temática polêmica: o aborto, abordando os aspectos discursivos existentes, como as formações ideológica e discursiva, a polifonia, o sujeito e a construção do sentido. Visando contribuir para a reflexão de práticas educacionais referentes à leitura hipertextual, abordaremos, nessa pesquisa, aspectos relevantes dos estudos sobre a Análise do Discurso e a Polifonia, a fim de mostrarmos em que medida esses conhecimentos podem ajudar na produção da leitura de hipertextos.

Palavras-chave: Hipertexto. Análise do Discurso. Polifonia.

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